quinta-feira

MATÉRIA DE 2008 SOBRE O CURTA: POSSO DORMIR QUANDO ESTIVER MORTO- DIRIGIDO POR VASCO BETINI NUNES

Elenco: Herbet Bezerril, Daniel Nunes, Fabiane Ribas, Vanessa Gonmsant e grande elenco.










Curta Metragem "Posso dormir quando estiver morto" 11/02/2008 fotos: redação JP


No dia 03 pp., no interior do Lady Hell, casa noturna sito à Rua Bela Cintra 124, ocorreu a gravação da última cena de «Posso dormir quando estiver morto», um curta metragem inspirado na vida do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder.


Dirigido e produzido pelo cineasta Vasco Betini Nunes, o roteiro mistura um pouco da vida real do grande mestre do cinema (interpretado pelo ator e diretor Hebert Bezerril no papel do personagem Y) e seu envolvimento fictício com outro diretor. Perdido em suas idéias, o mal sucedido «diretor K» (representado pelo ator e roteirista Daniel Nunes) se sente pressionado a fazer um filme dentro de um prazo muito curto. Em seu apartamento acaba tendo um sonho que serve de idéia para gravação da película. Em sua imaginação, tudo transcorre num bar, onde acaba conhecendo Fassbinder.


O gênio do cinema contrapõe a sua metodologia de trabalho, e com um áspero diálogo adverte-o pela forma pouco firme com que dirige os atores em cena, dado que justifica a sua baixa produtividade. Presente no local, o editor do Jornal da Paulista, Sr. João Carlos Capotorto, obteve uma entrevista exclusiva com a maioria dos atores envolvidos na filmagem, a começar pelo próprio diretor e roteirista responsável.


JP: Vasco, o senhor é diretor da empresa «Macacos Filmes».Onde pretende colocar este curta metragem? VBN: Em festivais no Brasil e no exterior. Buscamos parcerias para novas produções de filmes independentes de baixo orçamento.

JP: O senhor possui projetos para empresas que queiram divulgar a marca. Desde quando trabalha neste segmento? VBN: Iniciei em 2002 um curta chamado «Falsa Democracia».


Em 2003 finalizei um documentário político intitulado «Alca-A nova colônia», que durou dois anos de produção. Entrevistei candidatos à presidência e guerrilheiros da Colômbia, que é exibido na Internet também.Depois de formado, produzi um filme que retrata a guerra do Iraque e uma comédia, assim intitulada, «Hoje é o teu dia-Feliz Aniversário».


Atualmente, estou fazendo mais três películas, dentre as quais a que está sendo filmada hoje. Uma homenagem ao cineasta mais importante da década de 70, Rainer Werner Fassbinder, comparável na Alemanha ao falecido gênio do cinema brasileiro, Glauber Rocha. Influenciou, portanto, grandes cineastas da atualidade.


Produziu filmes com alto teor político, onde analisa a economia e a sociedade alemã no pós-guerra. «Borboletas Azuis» e «Coração Negro» são outras produções de baixo orçamento, disponibilizadas para empresas que queiram ver os seus nomes divulgados em festivais, Youtube, com a participação de uma cota para patrocinar elenco, equipamentos, etc... Só pra se ter uma idéia, cada festival destes, possui um público de 20.000 pessoas.


Podemos enviar com legenda para grandes centros distribuidores como EUA, Dinamarca e parte da Europa Ocidental. Portanto, tem um mercado para curta muito forte, mas infelizmente, 2% ou 3% das empresas que estão enraizadas no ramo conseguem estas verbas. Então, o caminho encontrado foi a produção independente.


Forma-se uma cooperativa onde todos podem divulgar o trabalho, ou seja, ator, diretor, contra-regra.Com isso, o filme tem uma vida longa e visibilidade maior.



Matéria concedida ao Jornaista, João Capotorto do Jornal da Paulista.












Nenhum comentário:

Postar um comentário